2 via Cartão

Conheça a maior e melhor empresa de Soluções de energia elétrica de toda a America Latina

Tirar a certidão FGTS – Saiba como com este texto

A certidão FGTS é um documento muito importante para quem possui uma empresa e, dessa forma, conta com um ou mais funcionários. Como bem já sabemos, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista cujo as empresas depositam um valor de 8% ao valor do salário do funcionário no início de cada mês.

Dessa forma, ao passar dos meses vai-se criando um fundo de garantia. Que nada mais é do que um patrimônio que garantirá alguma estabilidade ao trabalhador caso ele seja desligado da empresa sem justa causa.

A certidão FGTS pode ser emitida tanto pelo trabalhador quanto pela empresa contratante. E a seguir mostraremos o que é, como emitir a certidão das duas formas e muito mais!

O que é a Certidão Negativa FGTS?

A Certidão Negativa é um documento comprobatório que indica que o trabalhador não possui nenhum problema ou crédito pendente relacionado a seu Fundo de Garantia. Para as empresas, a emissão da certidão negativa do FGTS serve para mostrar que ela cumpre com todas as suas obrigações legais para com seus funcionários, pagando em dia todos os tributos e benefícios que lhes é direito de acordo com o regime de contratação CLT.

Como as empresas são obrigadas a depositarem, no início de cada mês, um valor referente a 8% dos salários de seus funcionários em uma conta da Caixa, é preciso de um documento que comprove que tanto as contribuições estão sendo realizadas por partes das companhias, quanto o benefício está sendo recebido corretamente pelos funcionários.

A certidão poderá ser emitida por qualquer trabalhador que tenha exercido alguma função sob o contrato do regime CLT e pelas empresas que pagam o fundo de garantia de seus funcionários junto a Caixa Econômica Federal. A seguir falaremos mais sobre a emissão da certidão.

Emitir Certidão FGTS

Para emitir a certidão do fundo de garantia será necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal e estar com o seu Número de Identificação Social (NIS) e a senha da internet devidamente cadastrada. Na página será possível emitir a certidão do FGTS e ter acesso às seguintes informações:

  • Dados cadastrais do empregador;
  • Dados cadastrais do empregado;
  • Data da última atualização realizada no saldo;
  • Saldo;
  • Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) referentes ao mês corrente, além de mostrar as movimentações dos seis meses anteriores.

Veja, a seguir, as dicas para você emitir a certidão do fundo de garantia:

certidão FGTS


Passo 01: Entre no site do FGTS Online clicando aqui http://www.fgts.gov.br/Pages/FGTS_on_Line.aspx


Passo 02: Assim que a página carregar, os trabalhadores deverão descer a página até encontrar a opção “Extrato do FGTS”. Clique e em seguida informe o número do NIS e a senha da internet. Caso não tenha a senha, clique em cadastrar senha e crie uma.


Passo 03: Agora será possível visualizar o extrato do seu benefício, informações relacionadas ao empregador, além de poder emitir a certidão FGTS. Clique em imprimir para obter uma cópia do documento.


O procedimento é muito simples. A nossa dica é guardar esse link nos favoritos caso você queira fazer consultar regulares em seu FGTS.

Certidão FGTS Empresa

Diferente da pessoa física (trabalhador), a certidão negativa FGTS para empresas tem um propósito diferente. O documento para as empresas servem como um “nada consta”, mostrando que a organização não possui nenhuma restrição junto a suas obrigações legais para com seus funcionários.

Dessa forma, é possível saber se uma empresa está em ordem com os órgãos de Administração Pública, consultando o CNPJ da companhia no site da Caixa. Veja, a seguir, como acessar o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia:

certidão FGTS


Passo 01: Abra uma nova aba em seu navegador e cole o endereço: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp. Clique em ir e espere a página carregar.


Passo 02: Agora será necessário informar o número do CNPJ/CEI da empresa e a unidade federativa (Estado) em que ela opera. Após preencher essas informações, será preciso preencher o código de verificação que aparece na tela. Depois de preencher todos os campos, clique em Consultar para realizar a sua pesquisa.


Passo 03: Agora será possível visualizar a certidão negativa do FGTS para a empresa consultada. Imprima a página para poder emitir o documento. O CRF impresso a partir do site tem uma validade de 30 dias a partir do dia da emissão.


Caso você não esteja conseguindo realizar esse procedimento através da internet, saiba que é possível emitir a certidão negativa para empresas através de qualquer agência Caixa. O procedimento é bastante simples e leva apenas alguns minutos para ser concluído.

A certidão FGTS é um documento que mostra se a empresa está cumprindo com suas obrigações legais para com seus funcionários, e se esses trabalhadores estão recebendo todos os benefícios relacionados ao fundo de garantia.

Basta seguir as dicas e informações desse artigo que você conseguirá emitir a certidão do fundo de garantia sem problemas.

Avalie este artigo!